CONHEÇA UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DE DOM VIÇOSO

D. Viçoso foi o 7º bispo de Mariana, nomeado em 1843. Além de reformar o clero da sua diocese, foi um educador e um grande guerreiro na conscientização do povo mineiro contra a escravidão as queimadas e a preservação das matas. Criou em Minas Gerais o primeiro colégio feminino, em 1849. Quando faleceu, na Cartuxa, em Mariana, em 07 de julho de 1875, já era considerado santo pelo povo que o amava muito.

QUEM FOI

De origem portuguesa, Dom Viçoso nasceu em Peniche, Leiria, Portugal e foi ordenado sacerdote em 1818 na Catedral Patriarcal de Lisboa.

 

Chegou ao Brasil em 1819, ainda no reinado de Dom João VI. Fundou o Colégio do Caraça, em Minas Gerais e dedicou-se a muito frutuosas missões em distantes povoados mineiros.

 

Durante 15 anos, em Jacuecanga, próximo a Angra dos Reis, no atual Estado do Rio de Janeiro, ocupou-se com a educação da juventude.

 

Em 1837, regressou a Minas Gerais e foi escolhido como Superior Geral dos Lazaristas.

 

No ano de 1844, foi ordenado Bispo no Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro.

Dom Viçoso, como Dom Vital de Oliveira e Dom Macedo Costa, participava do grupo de Bispos que seguiam a orientação do Papa e não do Imperador.

 

Foi o reformador do Seminário de Mariana que foi fundado em 1750. As reformas incluíam a aplicação das normas indicadas pelo Concílio de Trento para a formação do clero.

 

Por 29 anos dirigiu a Diocese de Mariana. Seu nome ficou ligado à cidade e não se apagou mais da memória dos mineiros.

 

Morreu em 1875. Dele restou o reconhecimento e a lembrança de ter sido um bispo exemplar, pai extremoso dos pobres e órfãos, protetor dos escravos, um abnegado missionário, além de reformador do clero, defensor dos direitos da Igreja e exemplar devoto da Virgem Maria.

 

Dom Silvério Gomes Pimenta foi o primeiro biógrafo de Dom Viçoso e também responsável por dar início ao seu processo de canonização.

 

Há quase um século, a Cúria de Mariana vem recebendo comunicações de bênçãos, graças e favores atribuídos à mediação de Dom Viçoso. A maioria dessas manifestações de agradecimento vem de Minas Gerais, porém, muitas outras procedem de localidades distantes, de outros Estados e inclusive do exterior (Portugal e Canadá).

 

Dom Viçoso está sepultado em Mariana, na cripta da Catedral da Sé. Ali suas relíquias, agora, podem ser veneradas. 

A primeira sessão do Tribunal Eclesiástico para o processo de beatificação de Dom Antônio Ferreira Viçoso, aconteceu em 13 de dezembro de 2007. O processo se encontra em andamento.

D._Antônio_Ferreira_Viçoso,_7.º_Bispo_de

10 VIRTUDES

Dom Viçoso foi um homem de grandes realizações e um exemplo de humildade e fé. Suas virtudes são incontáveis, mas destacamos 10 delas que você pode acompanhar por aqui e também relembra-las durante sua peregrinação pelo caminho "Nos passos de Dom Viçoso".