NOS PASSOS DE

DOM VIÇOSO

Conheça a rota trilhada por Dom Viçoso do  Santuário do Caraça à Cartuxa em Mariana - MG, caminho percorrido com frequência por Dom Viçoso em sua missão de fé.

Clique e navegue no mapa pelo ícone

Mapa.DomVicoso-05.2.png

colorido

Clique no arquivo ao lado para visualizar e imprimir o mapeamento detalhado do roteiro.

p&b

G.P.S

AVISOS E RECOMENDAÇÕES:

* Ao decidir, por livre e espontânea vontade, percorrer o caminho “Nos Passos de Dom Viçoso” você se torna o único responsável por todas e quaisquer consequências, acidentes, furtos, danos e prejuízos que possam advir dessa sua decisão, não cabendo à nenhum órgão público ou privado e nem às pessoas ou empresas ligadas ao projeto qualquer tipo de indenização.

* O trecho dentro do Santuário do Caraça não é permitido que se faça de bicicleta.

* Dentro do parque do Caraça, a trilha permitida sem o acompanhamento de guias é somente até a cachoeira da Cascatona, para seguir pelo restante do percurso, somente com o acompanhamento de um guia cadastrado.

* Tenha certeza que goza de um bom estado de saúde e de estar capacitado para fazer o caminho. Em caso de dúvida, consulte um médico e faça uma avaliação física antes de sair para esta aventura.

 

* Estude as informações contidas nesse site e faça um bom planejamento das etapas do roteiro com antecedência.

 

* Use roupas adequadas para caminhadas em trilhas e leve consigo toda a comida e bebida que for consumir durante cada etapa planejada do roteiro.

* Evite fazer a rota sozinho, imprevistos podem acontecer e uma companhia pode ser sempre importante para a sua segurança;

* Siga sempre os marcos fixados a cada KM assim como as setas indicativas instaladas durante a rota;

* Nunca jogue lixo pelo caminho, carregue um "saquinho", deposite seu lixo nele e dispense em uma lixeira mais próxima;

* Preserve a natureza, não arranque plantas ou mudas, deixe apenas suas pegadas e leve apenas lembranças e fotografias;

* Respeite a população local e as propriedades privadas. Feche tronqueiras e porteiras que possam existir pelo caminho;

* Imprima o mapeamento detalhado disponibilizado aqui nessa página e leve com você durante sua trajetória, ela irá auxiliar a sua navegação;

* Avise sempre alguém conhecido de que está indo fazer a rota, para que a pessoa esteja ciente de sua decisão e monitore a sua chegada, ou possa avisar as autoridades em casos de demora na sua chegada prevista. 

PDV_altimetria-02.png
pdv_tenis.png

A pé ou de bike?

pdv_bike.png

Escolha sua modalidade e divirta-se pelo caminho! A Rota “Nos passos de Dom Viçoso” é um trajeto que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta, podendo ser concluído em um único dia (de bicicleta) ou dividido em etapas definidas pelo caminhante ou ciclista. Através do site www.domvicoso.org.br é possível conhecer a rota em detalhes e fazer a programação detalhada do seu trajeto. O percurso possui trechos com diferentes tipos de terreno e paisagens, passando por cidades e distritos que carregam muita história e peculiaridades, fazendo dessa travessia uma verdadeira experiência de contemplação e fé.

Mas atenção! O trecho dentro do Santuário do Caraça não é permitido que se faça de bicicleta.

Orientações durante a rota.

totem_mockup-01.png

Marcos de quilometragem: São instalados a cada km, garantindo uma navegação consistente e segura durante a rota.

totem_mockup-02.png
totem_mockup-03.png

Marcos de direção: São instalados sempre onde possam surgir dúvidas sobre qual lado seguir, como bifurcações, rotatórias, etc..

Oratórios: Instalados durante o percurso, os oratórios trazem mensagens baseadas nas virtudes de Dom Viçoso e que devem servir de reflexão e oração.